Google e NASA se unem para criar laboratório de computação quântica

Uma parceria no Vale do Silício chamou bastante a atenção quando foi anunciada nesta quinta-feira. A NASA e a Google, duas instituições muito famosas e de renome mundial, cada qual na sua área, irão unir seus esforços e atuar em conjunto para abrir um laboratório com o objetivo de desenvolver pesquisa voltada para o campo da computação quântica.
O Quantum Artificial Intelligence Lab, que fica no Ames Research Center, na cidade californiana de Moffett Field, receberá um computador quântico, o D-Wave Two. A máquina de 512-qubit – uma unidade de informação quântica – vem sendo desenvolvida pela companhia canadense D-Wave Systems.
Um computador convencional processa a informação de maneira binaria, ou seja, interpretando sequências compostas pelos algarismos zero e um. Já os computadores quânticos, através da física quântica, quebram este paradigma e utilizam os qubits, que podem assumir vários estados diferentes de uma só vez. Como consequência, a capacidade de processamento é aumentada de maneira muito grande. Esta tecnologia ainda está em fase de pesquisa, contudo.
Tanto a NASA quanto a Google tem grandes interesses no assunto, embora as intenções sejam diferentes. A agência espacial norte americana teria, entre outras coisas, como principal objetivo com a obtenção de uma forma mais veloz de computação o surgimento de uma nova ferramenta de auxílio na pesquisa científica de ponta. Já a Google, além de contribuir para a ciência, também vê na tecnologia uma ferramenta para potencializar a eficiência de seus sistemas e, por consequência, seus negócios.
Além das duas organizações famosas, universidades associadas a uma ONG de pesquisas também participarão do projeto. Algo muito importante e interessante sobre a construção deste novo centro de pesquisas e que deve ser mencionado, é que há a intenção de que ele seja aberto para pesquisadores de todo o mundo.


Fonte: POP
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário